5 Insights para levar seu marketing de produto a outro nível

O marketing de produto é uma tarefa focada no cliente que incorpora o sentimento do cliente relacionado às características do produto, identificação de concorrentes diretos e indiretos, identificação de canais ideais para fins promocionais e determinação da demanda projetada para o seu produtos. As empresas também precisam determinar a melhor forma de se posicionar no mercado para maximizar as vendas e a receita.

Antes e depois do lançamento de um produto, uma empresa pode desfrutar de uma análise direcionada em áreas específicas de marketing de produto, a fim de estar mais bem equipada para saber como ajustar suas estratégias de marketing para aumentar as vendas, para conectar os canais certos ao público-alvo base de clientes e impulsionar o marketing de produtos com sucesso. Considerando que a maioria dos consumidores tende a obter o equivalente a 150 produtos que preenchem 85% de suas necessidades, está se tornando mais crítico do que nunca para as empresas utilizarem a análise para impulsionar o marketing de produtos.

Existem cinco insights de análise que podem ajudar a impulsionar o marketing de produto antes e depois do lançamento de um produto para ajudar as empresas a desenvolver suas estratégias de marketing de produto para melhor influenciar a compra do cliente e aumentar a lucratividade a longo prazo.

1) Análise Focada no Cliente

Obter insights para identificar e entender melhor seus clientes-alvo: dados demográficos, psicográficos, identificando problemas de seus clientes precisam ser resolvidos e determinando como eles tomam decisões.

Peter Drucker declarou que “O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda sozinho” Entender seu cliente-alvo é uma consideração extremamente importante para o sucesso no mercado. As empresas precisam saber o que seus clientes desejam comprar. É essencial compreender a demografia e a psicografia de seu público-alvo, para que você possa avaliar com precisão como comercializar produtos para seu cliente para impulsionar os hábitos de compra.

A Análise do Cliente permite que as organizações descubram exatamente como podem influenciar as escolhas dos clientes, utilizando dados valiosos do cliente –

  • Tipo de clientes que querem seu produto
  • Quanto os clientes estão dispostos a gastar
  • Quais recursos repercutem neles e mais.

Você pode aumentar a relevância de seus marketing de produto, se você tiver um insight baseado em Análise sobre as etapas pelas quais os clientes passam para comprar um produto: Reconhecimento do problema, Pesquisa de informações, Avaliação de alternativas, Escolha do produto e Avaliação após a compra.

2) Análise da demanda do produto

Beneficie-se dos insights sobre a demanda do produto com base em fatores locais, regionais, nacionais, internacionais, online ou offline e identifique a demanda por seu produto em vários mercados.

Determinar com precisão onde existe a demanda por seu produto em vários mercados é essencial para entender onde comercializar e vender seus produtos. A realização de análises em áreas específicas, como vendas local, regional, internacional ou para mercados online, pode ser um fator chave para aumentar as vendas de produtos. Obter uma visão ideal do marketing de seus produtos com base na demanda pode aumentar a confiabilidade das vendas.

3) Análise de marketing do concorrente

Identifique e obtenha insights sobre quem são seus concorrentes diretos e indiretos e como eles são vistos tanto pelos clientes quanto pelo mercado.

As empresas devem obter insights sobre as estratégias de marketing dos concorrentes para melhor situar-se no mesmo mercado e desenvolver estratégias de marketing de forma mais eficaz. A análise deve se concentrar em quem são seus concorrentes, onde eles são mais eficazes se visar a maioria dos clientes no mercado, o que seus temas de publicidade e marketing incluem e dados de recursos do produto, como preços ou descontos.

Saiba quais recursos de produto você pode oferecer e que seus concorrentes não oferecem e mantenha-se atualizado sobre quaisquer mudanças ou ações possíveis de seus concorrentes em relação a seus produtos e estratégias de marketing.

4) Análise de marketing de canal

Identifique os melhores canais para comercializar seu produto e onde anunciar para obter a melhor resposta e audiência possíveis.

Entender como selecionar os canais certos para comercializar seu produto de forma mais eficaz e estratégica é fundamental. A análise pode fornecer informações que permitem às empresas decidir quais canais comercializar seus produtos, como online, uma feira de negócios, impressão, transmissão ou outra mídia. Ao utilizar a Análise de marketing de canal, você pode identificar quais canais de marketing perseguir mais adequados aos seus objetivos de marketing de produto específicos.

Esse tipo de análise pode oferecer informações valiosas sobre o desempenho dos canais atuais e descobrir quais outros canais em potencial são adequados para seu produto e mercado específicos. Além disso, esse insight pode ajudar as empresas a selecionar novos canais para gerenciar o marketing contínuo de produtos. 

5) Análise de mídia social 

A análise de mídias oferece suporte ao insight sobre os níveis de engajamento do cliente em seus produtos nas redes sociais e quais plataformas de mídia social são ideais para o marketing de seu produto.

A análise de mídia social é essencial para entender seus consumidores e seu nível de envolvimento com seus produtos. As empresas podem entender melhor quantas pessoas estão falando sobre seus produtos e quais plataformas estão sendo usadas para interagir com seu produto com mais sucesso, seja Twitter, Facebook ou Instagram, etc.

As empresas devem estar cientes da popularidade e da importância do marketing que o canal de mídia social certo mantém em relação aos clientes e seus produtos preferidos. “71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência de serviço de mídia social com uma marca ou produto provavelmente o recomendarão a outras pessoas.”

Conclusão

Estratégias de marketing de produto bem-sucedidas devem ser apoiadas por análises precisas e baseadas em dados sobre as principais áreas do marketing de produto. As organizações podem obter inteligência que lhes permite comercializar para bases de clientes direcionadas por meio dos canais certos, aprender sobre as técnicas de marketing do concorrente e identificar onde há a demanda mais significativa para seu produto.

Os insights baseados em análises personalizadas podem levar as estratégias de marketing de produtos da sua empresa a um novo nível. A Direção e Sentido tem a experiência e os recursos necessários para ajudar a sua empresa a determinar as principais áreas de análise necessárias para o marketing de produto de sucesso. Direção e Sentido se concentra nas áreas-chave mais valiosas do marketing de produto para que sua empresa possa desenvolver suas estratégias de reconhecimento de marca com base em insights relevantes e baseados em fatos.