Métricas, indicadores e KPI: o guia definitivo para medição do seu negócio

Como proprietário ou gerente de uma empresa, você provavelmente já está ciente da importância de métricas, indicadores e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para sua organização. São todas ferramentas que ajudam a medir e relatar o desempenho de uma empresa para que possa ser melhorado no futuro.  

Mas o quanto você realmente sabe sobre eles? Você entende exatamente para que serve cada um? Você sabe quais são mais úteis para o seu negócio neste momento? Se não, não se preocupe! Esta postagem explicará tudo o que você precisa saber sobre esses indicadores essenciais de desempenho de negócios. 

O que é uma métrica? 

Uma métrica é um processo de negócios quantificável, saída ou resultado que pode ser medido e relatado. Muitas vezes, as métricas são usadas para rastrear o crescimento ou declínio de uma função de negócios específica, como o número de vendas feitas por mês ou o número médio de horas trabalhadas por cada funcionário por mês.  

As métricas também podem ser usadas para rastrear a eficiência ou eficácia de uma operação, como o tempo médio que os funcionários levam para concluir uma tarefa ou a porcentagem de produtos defeituosos que saem da linha de produção.  

As métricas podem ser usadas para rastrear uma variedade de tópicos, desde o desempenho geral da empresa até aspectos específicos de suas operações comerciais, como a satisfação do cliente.  

Uma métrica pode ser usada para rastrear praticamente qualquer coisa – desde que haja uma maneira de medi-la, ela pode ser rastreada usando uma métrica! 

O que é um Indicador? 

Um indicador é uma tendência ou padrão nos dados que indica que um determinado resultado ou evento provavelmente ocorrerá.  

Os indicadores podem ser usados para rastrear métricas como vendas, produção ou satisfação do cliente ou podem ser usados para rastrear outras funções de negócios, como o ritmo de mudança em uma indústria ou setor de mercado específico.  

Indicadores são frequentemente usados para prever ou prever o desempenho ou eventos futuros em um negócio ou setor.  

Por exemplo, um indicador que mostra uma diminuição no número de clientes que compram produtos em sua loja de varejo pode indicar que você está prestes a experimentar uma queda nas vendas.  

Este indicador pode levar você a investigar possíveis causas para a queda nas vendas, bem como ações que podem ser tomadas para evitar mais perdas. Os indicadores também podem ser usados para ajudá-lo a determinar o melhor curso de ação a ser tomado em uma situação específica.  

Por exemplo, um indicador que mostra uma queda na eficiência de produção do seu negócio pode indicar que sua equipe precisa de mais treinamento para aumentar sua produtividade. Este indicador pode levá-lo a resolver a falta de produtividade entre seus funcionários. 

O que é um KPI? 

Um indicador chave de desempenho (KPI) é uma medida de negócios quantificável que mostra o desempenho de um processo ou operação de negócios específica. Os KPIs são frequentemente usados para medir a eficácia ou eficiência das operações voltadas para o cliente de uma empresa.

Os KPIs às vezes são chamados de métricas, embora os dois termos não sejam totalmente sinônimos. Embora as métricas possam ser usadas para rastrear todos os aspectos do desempenho de uma empresa, os KPIs geralmente são usados para rastrear apenas uma área específica, como aquisição ou retenção de clientes.

Os KPIs são frequentemente usados em conjunto com painéis ou outras ferramentas de gerenciamento visual para ajudar a fornecer uma representação visual do desempenho da empresa regularmente. Os KPIs de uma empresa também podem ser usados para identificar áreas de melhoria e motivar os funcionários a agir para aumentar seu desempenho. 

Por que essas ferramentas são importantes para o seu negócio? 

Métricas, indicadores e KPIs são essenciais para medir e relatar o desempenho geral do seu negócio. Eles permitem que você identifique áreas de melhoria e indique áreas em que sua empresa pode estar com dificuldades. Como cada métrica, indicador ou KPI é projetado para rastrear uma área específica do seu negócio, eles geralmente são as melhores ferramentas para medir esses dados específicos. Por exemplo, se você está tentando rastrear o número de defeitos em cada produto produzido por sua empresa, uma métrica de eficiência pode ser a melhor ferramenta para o trabalho. Se você está tentando rastrear o número de clientes que visitam sua loja de varejo, um indicador de tráfego de pedestres pode ser a ferramenta mais eficaz. Indicadores e KPIs também podem ser usados para rastrear uma variedade de funções de negócios diferentes, permitindo que você tenha uma visão mais holística do desempenho de sua empresa. 

Quais métricas você deve monitorar agora? 

Clientes – O número de clientes que compram seus produtos e serviços é uma ótima métrica para acompanhar. Isso não apenas ajudará você a avaliar a satisfação do cliente com seus produtos, mas também lhe dará uma ideia de quantos novos clientes você está adquirindo. Se o número de clientes estiver diminuindo, isso pode indicar que há um problema com seus produtos ou serviços. Para remediar isso, você pode fazer ajustes em seus produtos ou criar uma nova estratégia de marketing para atrair novos clientes. 

Receitas – Acompanhar as receitas da sua empresa é uma métrica essencial para todos os negócios. É um bom indicador de quão eficaz é sua equipe de vendas, bem como de quão bem seus esforços de marketing estão gerando novas vendas. Se você notar um declínio em suas receitas, poderá fazer ajustes para aumentá-las reavaliando sua estratégia de vendas e esforços de marketing. 

Despesas – O acompanhamento das despesas da sua empresa é outra métrica importante que pode ajudá-lo a avaliar a eficiência geral do seu negócio. Se suas despesas estão crescendo enquanto suas receitas estão diminuindo, você pode ter um problema em suas mãos. Nesse cenário, você deve identificar a causa do problema e fazer os ajustes necessários. 

Quais indicadores você deve monitorar agora? 

Crescimento ou declínio na indústria ou setor de mercado – As indústrias e mercados em que você opera estão crescendo ou diminuindo? Se eles estão em declínio, isso indica um problema para o seu negócio? Existem certos indicadores que você pode acompanhar para ter uma noção melhor do desempenho de seus setores e mercados? 

Taxa de aquisição de clientes – Este indicador mostrará a rapidez com que você está trazendo novos clientes para sua empresa. Se essa taxa estiver diminuindo, você deve identificar a causa e fazer os ajustes necessários. 

Satisfação do cliente – Quão satisfeitos estão seus clientes com seus produtos e serviços? Eles hesitam em recomendar você para seus amigos e familiares? O rastreamento desse indicador ajudará você a determinar se há um problema com seus produtos ou serviços. Também pode ajudá-lo a melhorar seus produtos e serviços para que mais clientes fiquem satisfeitos com o que você tem a oferecer. 

Quais KPIs você deve monitorar agora? 

Retenção de clientes – Este é um ótimo KPI para acompanhar se você quiser saber a eficácia da sua equipe de atendimento ao cliente. Se a retenção estiver diminuindo, isso pode significar que os clientes estão insatisfeitos com a maneira como você está lidando com suas reclamações ou problemas. O acompanhamento desse KPI pode ajudá-lo a identificar áreas de melhoria e tomar medidas para corrigi-las. 

Eficiência de produção – Este é outro KPI que pode ajudá-lo a determinar a eficiência de seus funcionários. Se a eficiência da produção estiver diminuindo, pode ser um sinal de que seus funcionários estão entediados ou desmotivados. O acompanhamento desse KPI pode ajudá-lo a identificar o problema e encontrar uma solução. 

Redução de despesas da empresa – É importante ficar de olho nas despesas da sua empresa para não gastar mais do que pode. Acompanhar esse KPI pode ajudá-lo a identificar onde está gastando muito dinheiro e fazer os ajustes necessários. 

Quais outros KPIs você deve acompanhar? 

Juntamente com os KPIs listados acima, você também pode acompanhar os seguintes KPIs para obter uma imagem mais detalhada do desempenho da sua empresa. 

Taxa de retenção de clientes 

A taxa de retenção de clientes é outro KPI essencial para acompanhar. Esse indicador mostrará quanto tempo seus clientes permanecem com sua empresa e a probabilidade de fazer compras adicionais. Uma taxa de retenção de clientes em declínio pode indicar que você está perdendo clientes e precisa fazer alterações para corrigir a situação. 

Taxa de aquisição de clientes 

Embora a retenção de clientes seja importante, também é importante acompanhar sua taxa de aquisição de clientes. Este indicador mostrará a rapidez com que novos clientes estão chegando ao seu negócio e comprando seus produtos ou serviços. Se sua taxa de aquisição de clientes está diminuindo, pode ser um sinal de que você está lutando para trazer novos clientes para sua empresa. 

Produtividade 

A produtividade é outro KPI que você pode querer acompanhar. Este indicador mostrará a eficiência média de seus funcionários. Se a produtividade estiver diminuindo, isso pode indicar que seus funcionários precisam de treinamento adicional ou pausas adicionais ao longo do dia. 

Resumo 

Métricas, indicadores e KPIs são ferramentas essenciais que ajudam você a medir e acompanhar o resultado das ações de seu negócio ou área e a Direção e Sentido é seu melhor parceiro nessa jornada.

Sabemos o que estamos fazendo e podemos acessar uma variedade de experiencias diferentes para dizer com segurança o que é útil para você e seu negócio. Afinal, aqui nós começamos pelo futuro e seus dados já apontam a direção.