A importância da análise descritiva: o que é e por que você precisa dela

Dados estão em todos os lugares, mas nem todos os dados são criados igualmente. Às vezes, os números podem dizer muito pouco sobre o que representam. Quando se trata de dados de negócios, existem dois tipos principais de análise: descritiva e preditiva. A análise descritiva apresenta um instantâneo do estado atual de seus negócios em termos de métricas como receita, tráfego da web ou taxas de conversão. A análise preditiva usa dados anteriores para prever eventos ou resultados futuros. Aqui estão algumas maneiras de alavancar a análise descritiva para expandir seus negócios e obter melhores resultados. 

O que são análises descritivas?

A análise descritiva é um componente-chave do gerenciamento de dados, concentrando-se na apresentação dos dados de uma forma que o ajuda a visualizar e analisar claramente as informações que eles representam. Por exemplo, você pode usar análises descritivas para ajudar a entender como os visitantes da web se comportam quando você faz alterações em seu site. A análise descritiva pode ser integrada a muitas áreas de um negócio, incluindo: Marketing Vendas Contratação Entrega Operações Governança de dados A análise descritiva também apresenta dados valiosos de uma forma acessível e visual. Ao apresentar uma determinada métrica em um formato que uma pessoa comum possa entender, você aumenta a probabilidade de a métrica ser medida e a análise feita no contexto correto. 

Por que você precisa dela 

Essas análises podem ajudar nas seguintes atividades e projetos: 1. Pagamento por desempenho existem várias ferramentas que você pode usar para medir a atividade online. Uma métrica chave que você pode usar para pagar pelo desempenho é a taxa de conversão de vendas. Esta é essencialmente a taxa na qual os visitantes se convertem em clientes. Para aumentar as vendas, você pode aumentar seu orçamento de marketing, criar conteúdo envolvente e melhorar a experiência que seus visitantes têm quando chegam. Por exemplo, se sua taxa de conversão é atualmente de 4%, você pode ajustar seu site para aumentar sua taxa de conversão para 8%. Como resultado, você verá que sua receita aumenta, a imagem de sua marca melhora e o retorno do investimento aumenta. 

Como usá-las para o seu negócio 

Pontuação de leads A pontuação de leads consiste em obter dados sobre como os usuários interagem com seu site e usá-los para decidir o quão interessados estão em seus produtos ou serviços. Por exemplo, se você pede a alguém para comprar um quarto de hotel, geralmente eles têm muitas opções, então você provavelmente obterá uma ampla gama de respostas, que você pode analisar. Quando você tem um sistema que analisa essas respostas, pode restringir suas opções de compra a algumas adequadas. Você também pode usar esses dados para melhorar suas vendas. Por exemplo, você pode analisar quais quartos de hotel estão reservando com maior frequência e, em seguida, comercializar os de melhor desempenho para seu público-alvo. Você pode até implementar a tecnologia de serviço ao hóspede e aumentar suas taxas de conversão em 2,5 vezes. 

Compreenda o estado atual da sua empresa 

Para aproveitar ao máximo suas análises descritivas, é importante entender quais métricas você tem disponíveis. Ao dar uma olhada nos números de tráfego e engajamento em seu site, você pode avaliar de onde vem sua receita atual. Se sua empresa é predominantemente visitantes recorrentes, faz sentido que a maior parte de sua receita venha deles. Se o tráfego vier de qualquer lugar, você verá que a receita do negócio é menos consolidada. Agregar valor ao analisar o tráfego da web às vezes, os visitantes do seu site ficarão lá apenas por um curto período de tempo, enquanto outros passarão um pouco mais de tempo navegando. Ao analisar o tráfego do seu site, você pode ver quais são as páginas mais atraentes e quais convertem melhor e qual é a sua taxa de conversão. 

Identifique as principais métricas e KPIs 

Mesmo antes de analisar os dados para análise preditiva, você precisa definir as principais métricas de negócios. Essas são métricas que ajudam a compreender os pontos fortes e fracos de suas estratégias de marketing. Eles também podem identificar tendências que podem ajudá-lo a melhorar o retorno do investimento. Por exemplo, uma palavra-chave de baixo desempenho pode dizer que uma melhor estratégia de SEO melhoraria sua classificação de palavras-chave nos resultados do mecanismo de pesquisa. Ao compreender seus indicadores-chave de desempenho (KPIs), você pode calcular o ROI de todos os investimentos que fez e melhorar suas estratégias de marketing. Analise o desempenho de seu negócio Depois de definir suas métricas, você precisará analisá-las para entender melhor seu negócio e sua posição atual. O objetivo é identificar onde você pode fazer melhorias. 

Metadados de rastreamento 

Pense nos metadados como um instantâneo em tempo para o seu site que diz tudo sobre como as pessoas estão interagindo com o seu site. Por exemplo, você pode acompanhar: O título de sua página inicial Tempo médio que os visitantes passam em sua página inicial O tempo médio que os visitantes passam em uma página específica em seu site Métricas de engajamento de conteúdo de entrada Tráfego do site Atividade do usuário de logon único (SSO) Atividade do site Várias maneiras de acessar e rastrear metadados estão disponíveis. Rastreie o tráfego do site com o Google Analytics por exemplo. Antes de poder analisar com precisão o tráfego do site, você precisa entender o tráfego que chega. 

Conclusão 

Quando se trata de coletar e aproveitar dados para sua empresa, o mais importante é certificar-se de que você entende como combinar as fontes certas e identificar com eficácia quais dados são relevantes para seus objetivos de negócios. Em última análise, é a combinação certa de insights e medições que o ajudarão a expandir seus negócios para melhor.