Marketing na era da transformação digital: como o marketing capacita a inovação

O mundo se tornou digital. A transformação digital mudou a maneira como trabalhamos, compramos, namoramos e fazemos quase tudo o mais.  

Também mudou o panorama do marketing. O marketing agora é mais do que apenas anúncios; é uma parte vital da inovação e do desenvolvimento de produtos.  

O marketing agora é uma forma de se conectar com seus clientes e capacitá-los a criar conteúdo para você e outras pessoas.  

Aqui estão algumas maneiras de garantir que o marketing esteja capacitando a inovação em sua empresa. 

O cenário de marketing em constante mudança 

O marketing pode impulsionar a inovação porque capacita o ser humano a fazer descobertas, comunicar suas descobertas e agir de acordo com elas.  

Ele capacita as pessoas a serem fiéis às suas necessidades, desejos e vontades de maneiras mais proativas e adaptativas. As pessoas querem entender o propósito do produto e ter um senso de propriedade sobre ele. Eles querem dizer às pessoas o que é, como as ajuda e como as faz sentir.  

O ditado de que precisamos estar “na sua cabeça antes de estar nas mãos” é mais relevante do que nunca. 

O marketing moderno nos capacitou A tecnologia digital mudou a maneira como vemos o marketing e criou uma necessidade constante para que os profissionais de marketing repensem tudo o que temos feito nos últimos 100 anos. 

O marketing agora é mais do que apenas anúncios 

As organizações precisam ter uma estratégia de marketing clara para crescer. Uma estratégia de marketing sólida permite que você entenda o que os clientes precisam e o que você pode fornecer.  

Um bom plano de marketing orienta você a desenvolver o conteúdo certo para um mercado específico.  

O marketing agora pode promover a conscientização de seus clientes para criar experiências e objetivos de negócios. A maioria das equipes de marketing de hoje é especialista em tecnologia e pode criar webinars, pesquisas, podcasts, tutoriais etc.  

Eles podem se tornar virais à medida que os clientes em potencial os publicam em blogs, Twitter, Facebook e outros canais para compartilhar com outros clientes e colegas. 

O marketing é uma forma de se conectar com os corações e mentes dos clientes 

Para envolver os clientes, você precisa saber quem eles são, onde estão e o que desejam. Sua equipe de marketing precisa estar em contato constante com seus clientes. Eles precisam saber o que estão fazendo para melhor servi-los.  

Sua equipe de marketing também precisa estar em comunicação direta com todos os funcionários de sua empresa. Nenhum funcionário deve ser uma ilha da empresa. Os funcionários são os olhos, os ouvidos e a voz da sua marca.  

Conecte-se com seus clientes enviando e-mails, boletins informativos e visite-os regularmente nas redes sociais. Certifique-se de que os funcionários entendam o que seus clientes desejam e precisam e, em seguida, reúna os dois mundos.  

O marketing pode ajudá-lo a encontrar e se conectar com novos clientes como já dissemos várias vezes neste artigo, o mundo se tornou digital. 

O que os profissionais de marketing podem aprender com outras indústrias 

Quando David S. Geffen e o empresário Scott Levin perceberam que precisavam divulgar a nova música, eles se voltaram para a ferramenta mais poderosa de todas – a música.  

Eles criaram um sistema de marketing, que chamaram de Windfall, e o transformaram em um grande sucesso. As pessoas pagam para fazer parte da indústria musical quando compram discos de vinil ou baixam um álbum.  

Mas não se trata apenas de música; as pessoas aderem à cultura da cena musical. Mesmo que custe mais fazer parte de um cenário musical, a experiência vale a pena, e essas pessoas conseguem se divertir, curtir a experiência e se sentir conectadas. 

Como ter certeza de que seu marketing capacita a inovação 

Um plano de marketing forte é tão importante quanto um produto forte e um plano de design.  

A pesquisa mostra que as marcas com planos de marketing fortes têm duas vezes mais probabilidade de usar a tecnologia mais recente para construir produtos ou sistemas de design do que as marcas que não o fazem. Além disso, você deve desenvolver um pipeline de inovação para seu departamento de marketing.  

Isso significa criar materiais de marketing para atrair novos clientes, documentar a jornada dos clientes e usá-los como base para criar produtos. Como profissionais de marketing, é nosso trabalho garantir que nossos produtos sejam envolventes, criativos e, o mais importante, inovadores.  

Para ter certeza de que está fazendo todas essas coisas, primeiro você precisa ter certeza de que seu programa de marketing atual é à prova de futuro. O software de CRM que sua empresa usou no mês passado não funcionará no futuro. 

Conclusão 

Não há dúvida de que a transformação digital mudou o mundo como o conhecemos. Existem muitos fatores envolvidos no sucesso de uma transformação digital.  

Não apenas a tecnologia, mas também as pessoas que tomam decisões devem ter autonomia para tomar as melhores decisões possíveis.  

Para as empresas que são líderes em seus setores, a mudança vem mais devagar e nem sempre ocorre como planejado.  

No entanto, aqueles que seguem o exemplo das empresas de alto desempenho terão mais sucesso. Eles alcançarão novos níveis de lucratividade, terão taxas de crescimento mais altas e ganharão maior participação no mercado.