Fundamentos de Business Intelligence no Varejo

Como Medir Resultados e Aumentar a Eficácia 

Entrar no caminho certo no varejo não acontece por acaso. Focar nos fundamentos é essencial para o sucesso. Muitos varejistas não estão cientes desses fundamentos, que incluem entender o que é Business Intelligence, como ela pode ser usada no varejo e por que é necessário ter conversas baseadas em dados em um ambiente de varejo. Felizmente, existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a aprender sobre os conceitos básicos de BI e como usá-los de forma eficaz. Aqui estão alguns fundamentos de BI que o ajudarão a ter sucesso em seu negócio de varejo. 

Os Fundamentos de Business Intelligence no Varejo 

Entenda o que é Business Intelligence A diferença entre os fundamentos de BI e as melhores práticas de BI é que uma “melhor prática” é um conjunto de recomendações, enquanto um “básico” é um conjunto de conceitos e práticas centrais. Você deve saber o que é BI antes de entender o que não é. BI é uma coleção de software e sistemas que fornece uma visão dos dados e permite que você tome melhores decisões e execute ações com base nas informações. Diferentes tipos de sistemas de BI fornecem diferentes tipos de percepções e funcionam em diferentes setores. Quais ferramentas de business intelligence você precisa para se destacar no varejo? Você precisa saber quais sistemas você precisa ter em funcionamento antes de decidir quais ferramentas de BI você precisa comprar. 

O que é BI? 

Business Intelligence é a análise dos dados e informações de uma empresa sobre seus clientes, a fim de encontrar insights que ajudem a solucionar problemas ou identificar oportunidades futuras. A Business Intelligence usa dados de várias fontes, como sistemas, recursos humanos e a Internet, e analisa esses dados para resolver problemas, identificar oportunidades e melhorar a produtividade. A abordagem é diferente para cada organização, mas seu objetivo básico é ajudar as empresas a operar com mais eficiência, competir e crescer. BI pode ajudar empresas com varejo, comércio eletrônico e call centers em particular. Uma estratégia de BI bem-sucedida leva em consideração seu setor, tamanho e tendências atuais e futuras. 

Como funciona o BI 

Cada empresa possui um conjunto de dados que coleta para qualquer finalidade. Os dados que você coleta podem ser de clientes para ajudar na próxima venda, desempenho de funcionários ou gerenciamento de estoque, ou qualquer outra necessidade. Coletar dados nem sempre é fácil, caro e demorado. Algumas empresas usam seus próprios dados internos e os executam por meio das ferramentas de relatório de que dispõem para obter uma visão geral aproximada da imagem. A Business Intelligence não se trata apenas de observar os dados; trata-se de usar esses dados para ajudar a empresa a tomar melhores decisões. É também sobre saber os melhores lugares para se aprofundar nesses dados para que você possa obter uma imagem melhor. 

Por que BI é necessário para um negócio de varejo 

O negócio de varejo requer decisões baseadas em dados para ter sucesso. Independentemente do tamanho da empresa ou do setor, os dados estão se tornando um dos fatores mais importantes para o sucesso. O Gartner prevê que nos próximos dois anos, 50 por cento de todas as empresas estarão em processo de adoção de uma solução de BI. Os dados são essenciais para as empresas de varejo de várias maneiras. Ele mostra aos clientes em quais produtos eles estão interessados e ajuda os varejistas a personalizar suas ofertas. Ele também permite que os varejistas acompanhem as vendas, o estoque e o desempenho dos funcionários. Ter os dados ao seu alcance permite que os varejistas tomem decisões mais inteligentes e ofereçam serviços mais eficazes. Nesta era digital, os varejistas precisam de dados para garantir que estão constantemente melhorando e enfrentando novos desafios. 

Além das ferramentas e estratégias de BI, é fundamental entender os aspectos psicológicos que influenciam a tomada de decisão no varejo. O viés cognitivo, por exemplo, pode afetar a maneira como interpretamos e agimos com base nos dados. Entenda mais sobre o viés cognitivo e sua influência nas decisões aqui.”

Os desafios da implementação de BI e como superá-los 

Embora quase todos os dados e análises sejam úteis, apenas dados e análises eficazes são eficazes. O desafio está no fato de que a tarefa de transformar dados em insights não é uma tarefa fácil mesmo para os analistas de negócios mais experientes. Isso ocorre porque os dados por si só não são suficientes para informar a ação, pois algumas coisas são simplesmente muito complexas ou massivas para serem representadas em uma análise numérica. Esses desafios são descritos em detalhes nesses dois artigos do BigCommerce. Implementações bem-sucedidas de business intelligence no ambiente de varejo há uma coisa que tem impedido muitas organizações de implementar com êxito a Business Intelligence no ambiente de varejo: entender qual é o propósito da Business Intelligence e o que ela fará por você. 

Conclusão 

Ao ler este post, você passou por vários fundamentos de BI. Tudo o que você precisa fazer é decidir se isso é algo em que deseja investir tempo ou se irá estudar outra coisa. Dito isso, o BI tem aplicativos em muitos setores diferentes e é inestimável para o cliente obcecado por negócios de hoje. Ao explorar as opções de BI para seu negócio de varejo, lembre-se desses sete fundamentos e faça sua pesquisa para ver como eles se aplicam a você. Você pode acabar tendo a melhor Implementação de BI no negócio.