Viés cognitivo: a psicologia por trás das maneiras de como sua mente enganará você, principalmente na hora de tomar decisões.

Todo mundo sabe que os seres humanos são propensos a preconceitos. Mas a maioria de nós não percebe com que frequência nossos cérebros nos enganam e nos levam a tomar decisões irracionais. Mesmo as pessoas mais inteligentes e racionais são vítimas de vieses cognitivos regularmente. Esses padrões de pensamento podem ser traiçoeiros quando passam despercebidos, mas uma vez que você os conhece, você pode evitar que eles assumam o controle de seu comportamento no futuro.

Se você quer ter sucesso em qualquer coisa, você precisa de autoconsciência. Depois de entender onde estão seus pontos cegos, você pode tomar medidas para corrigi-los. Você pode sentir que alguns vieses cognitivos são inevitáveis, mas, como acontece com todas as outras partes de sua personalidade, é possível mitigar seus efeitos em sua vida. Aqui está uma visão geral de diferentes vieses cognitivos e como eles podem afetar sua vida para melhor ou pior de mais maneiras do que você imagina.

Viés de confirmação

Um dos vieses cognitivos mais comuns é o viés de confirmação. Essa é a tendência de buscar informações que apoiem sua opinião existente e ignorar qualquer coisa que a desafie. É a razão pela qual as pessoas que acreditam que as vacinas causam autismo também acreditam que comer muito feijão fará você explodir. Você pode até ver o viés de confirmação na forma como as pessoas formam suas identidades políticas. Se você cresceu em uma família conservadora e agora é liberal, provavelmente ainda tem tendências conservadoras só porque foi com isso que você cresceu.

Quando você encontra informações, tende a procurar as partes que se encaixam em suas crenças atuais, ignorando o resto. Isso pode mantê-lo preso em uma bolha improdutiva, onde você não consegue ver novas ideias. Você pode estar perdendo oportunidades porque está apenas prestando atenção às fontes que apoiam suas crenças atuais. É importante desafiar suas próprias opiniões para que você possa ver onde está errado. Caso contrário, você perderá oportunidades de crescimento.

Viés de Aversão à Perda

O viés de aversão à perda é a tendência de sentir a dor de uma perda mais fortemente do que o prazer de um ganho. Isso influencia seu processo de tomada de decisão e afeta sua capacidade de escolher um caminho que levará ao sucesso a longo prazo. Em um estudo famoso, os pesquisadores deram dinheiro a um grupo de participantes e deram a um grupo diferente a escolha entre receber o dinheiro imediatamente ou esperar duas semanas e receber mais.

O primeiro grupo teve duas vezes mais chances de escolher a recompensa imediata do que o segundo grupo. Esse efeito também se manifesta em outros aspectos da vida, como assumir riscos. As pessoas que são avessas à perda são menos propensas a correr riscos, em primeiro lugar, porque estão preocupadas em perder o que têm. Isso prejudica as carreiras porque faz com que as pessoas joguem com segurança em seu trabalho atual, em vez de buscar oportunidades de crescimento.

O viés de ancoragem

O viés de ancoragem é a tendência de colocar muito peso nas primeiras impressões. Quando você toma qualquer decisão pela primeira vez, você analisa exemplos anteriores para encontrar uma situação semelhante e usa o resultado para informar sua nova decisão. O problema é que eventos passados não são um guia confiável para resultados futuros. O primeiro número que você ouve em qualquer situação, como o custo de um carro ou o salário de uma oferta de emprego, funciona como uma “âncora” para todas as decisões futuras.

O primeiro número que você ouve nem sempre é relevante para a situação, mas é difícil de abalar. Se você está negociando um salário para um novo emprego, por exemplo, precisa estar ciente de que o número inicial que você ouvir da empresa provavelmente será a “âncora” para todas as discussões posteriores. Uma vez que está lá, é difícil desalojar. Portanto, é importante tentar criar sua âncora no início do processo de negociação.

Efeito de tiro pela culatra

O efeito de tiro pela culatra é o fenômeno em que desafiar a crença fortemente arraigada de alguém com fatos e evidências apenas os faz defender sua opinião original ainda mais fortemente. Esse é um dos vieses cognitivos mais frustrantes, porque é quase impossível convencer alguém a desistir de suas crenças por meio de argumentos lógicos. O efeito contraproducente mostra que as pessoas nem sempre respondem aos fatos e evidências da maneira que você esperaria.

Em vez disso, eles são mais propensos a dobrar e se tornar ainda mais certos de que estão certos. Existem algumas coisas que você pode fazer para tentar evitar cair nessa armadilha, mas você precisa estar ciente disso primeiro. Você não pode ter uma conversa produtiva se estiver tentando desafiar a crença forte de alguém e eles se fecharem instantaneamente. Você precisa ter cuidado para formular seu argumento de uma maneira que não encerre a conversa.

Viés de Crença

O viés de crença é a tendência de julgar os méritos de um argumento com base em quão próximo ele adere aos seus preconceitos. Isso geralmente acontece quando as pessoas usam exemplos para apoiar seus argumentos. Você pode reconhecer que outros exemplos contradizem sua posição, mas não os traz à tona porque não quer reconhecer que está errado.

Às vezes você nem percebe que você está usando exemplos tendenciosos, e outras vezes você pode estar ciente, mas não se importa porque quer ganhar a discussão. Mesmo que você comece com boas intenções, seu desejo de vencer pode levá-lo a um caminho perigoso. Você precisa estar ciente do viés de crença para evitar cair em sua armadilha. Sempre reconheça os exemplos que contradizem sua posição e certifique-se de ser justo em sua avaliação de todas as evidências.

Heurística de Disponibilidade

A heurística da disponibilidade é um atalho mental que julga a probabilidade de algo com base em quão fácil é trazer exemplos à mente. A heurística da disponibilidade é um atalho cognitivo útil em muitas situações, mas pode levar você a fazer algumas escolhas bastante irracionais. Digamos que você queira comprar uma nova máquina de lavar. Você lê comentários on-line e vê que um modelo tem muitas reclamações sobre quebra, enquanto outro modelo tem muito poucas reclamações.

Você pode pensar que a segunda máquina é uma escolha melhor, embora tenha muito mais reclamações em geral. A primeira máquina é mais memorável porque tem muitas histórias dramáticas sobre máquinas quebrando durante o ciclo de lavagem. A segunda máquina tem uma história mais chata sobre fazer o trabalho sem problemas. A primeira máquina está mais disponível em sua mente, então você naturalmente pensa nela como a melhor escolha.

Ilusão de Agrupamento

A ilusão de agrupamento é quando você percebe um padrão depois que ele aconteceu e assume que aconteceu como resultado de algum fator causal. Por exemplo, digamos que você esteja procurando um novo emprego, mas toda vez que se candidata a um emprego, não o consegue. Você então percebe que muitas outras pessoas também estão se candidatando aos mesmos empregos e não as conseguem.

Você pode pensar que há alguma prática discriminatória acontecendo na empresa e que eles estão discriminando certos grupos. O fato é que as vagas são postadas no mesmo horário todo mês, e centenas de pessoas se candidatam às mesmas vagas toda vez que são postadas. É normal que certas pessoas se candidatem ao mesmo tempo que você, mas isso não significa que haja alguma conspiração contra você.

O efeito Dunning-Kruger

O efeito Dunning-Kruger ocorre quando pessoas menos competentes também são menos propensas a perceber isso. Em outras palavras, as pessoas que são ruins em alguma coisa pensam que são boas naquilo. Isso acontece porque as pessoas que são ruins em alguma coisa muitas vezes não têm as habilidades para reconhecer seus erros. Se você não sabe o que está fazendo de errado, é difícil reconhecer que está fazendo isso. Isso torna mais fácil para você cair no efeito Dunning-Kruger.

Digamos que você é novo em um campo e está tentando impressionar seus colegas. Você pode erroneamente pensar que está indo muito bem quando, na realidade, está cometendo muitos erros amadores. Você não sabe o que está fazendo de errado porque não conhece os padrões de excelência em seu campo. Você pode ter a melhor das intenções, mas é importante reconhecer que você não sabe tudo.

O Viés Ator-Observador

O viés ator-observador é um viés cognitivo que se refere às diferentes maneiras pelas quais as pessoas julgam suas ações versus as ações dos outros. Esse viés também leva as pessoas a acreditarem que seu comportamento é mais justificado do que o comportamento dos outros.

O viés ator-observador é frequentemente causado pelo fato de que as pessoas estão mais conscientes de seus sentimentos e motivações do que dos sentimentos e motivações de outras pessoas. Porque nos conhecemos tão bem, assumimos que todos os outros são como nós.

Assumimos que todos os outros estão cientes das mesmas coisas que nós, pensam sobre essas coisas da mesma maneira que nós e são motivados pelas mesmas coisas que nós. Isso não é verdade, e é por isso que o viés ator-observador é um viés cognitivo. Mas esse viés leva as pessoas a acreditar que suas ações são razoáveis e justificadas, enquanto as ações dos outros não são.

Efeito de falso consenso

O efeito do falso consenso é a tendência de as pessoas superestimarem o grau em que suas atitudes, crenças e comportamentos são típicos ou representativos dos outros. É um tipo específico de viés cognitivo.

O efeito do falso consenso não é um único viés que afeta a tomada de decisões em geral, mas um conjunto de vieses relacionados que podem levar as pessoas a ter concepções errôneas sobre como suas decisões e ações se comparam a outras.

Por exemplo, você pode acreditar que é um bom comunicador quando, na verdade, não é. Porque você nunca foi desafiado por alguém que discordou de você em alguma coisa, você nunca foi realmente testado.

Efeito Manada

O efeito manada é a tendência de as pessoas fazerem (ou acreditarem) em coisas porque outras pessoas as estão fazendo. É um tipo de viés cognitivo que leva as pessoas a querer se encaixar em um grupo. O efeito manada é um tipo de prova social. A prova social é quando olhamos para os outros em busca de dicas sobre como se comportar em determinadas situações.

O efeito manada é quando olhamos para os outros para determinar quais deveriam ser nossas crenças. O efeito manada é quando acreditamos que algo é verdade porque a maioria das pessoas acredita que é verdade. É quando baseamos nossas ações no que achamos que os outros esperam ou querem que façamos. Em muitos casos, fazemos isso sem nem perceber.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos vieses cognitivos que podem afetar a tomada de decisão. Há muitos, muitos mais. Você pode aprender mais sobre todos esses preconceitos e como eles podem afetá-lo lendo mais sobre eles.

Quanto mais você souber sobre as maneiras pelas quais sua mente pode estar enganando você, menor a probabilidade de você ser vítima desses vieses cognitivos. Com autoconsciência e alguma prática, você pode usar vieses cognitivos a seu favor. O primeiro passo é ciente dessas armadilhas comuns para não ser vítima delas.

Você pode usá-los para ajudar os outros e tomar melhores decisões. Saber sobre vieses cognitivos e como eles afetam a tomada de decisões pode ajudá-lo a se tornar um melhor tomador de decisões.