Como criar uma cultura empresarial inovadora

blank

A inovação é o que impulsiona as empresas com visão de futuro, tornando-as mais competitivas e lucrativas a longo prazo. Não é suficiente ter um ou dois indivíduos inovadores em sua equipe – você precisa de toda uma cultura de inovação para garantir que cada colaborador tenha ideias que possam implementar para tornar sua empresa melhor e mais bem-sucedida. Se você deseja que sua empresa seja inovadora, você precisa aprender como criar uma cultura empresarial inovadora que conduza sua equipe ao sucesso sem alienar outras equipes ou departamentos no processo.

O que é cultura?

Frequentemente usamos cultura como um termo para definir o que é diferente entre um grupo e outro. Por exemplo, os colaboradores do Google são conhecidos por ter uma cultura de trabalho única – que valoriza o trabalho árduo e os altos níveis de criatividade. Mas o que exatamente é cultura? E por que as empresas têm isso em primeiro lugar? As organizações desenvolvem culturas à medida que crescem e precisam de maneiras de garantir que todos estejam de acordo com as metas e objetivos. A cultura organizacional engloba fatores como crenças, objetivos, história, filosofia empresarial, estilo de comunicação e políticas dos colaboradores da empresa. Se sua empresa tem sua própria maneira distinta de fazer as coisas – como investir em alimentos orgânicos ou pagar salários mais altos a todos os colaboradores – então provavelmente você também tem cultura organizacional.

O que é inovação?

Nos negócios, precisamos de inovação. A inovação é uma grande parte do sucesso de qualquer empresa. As empresas são bem-sucedidas quando são capazes de antecipar as mudanças em seu setor e reagir de acordo. Quando uma empresa é capaz de fazer isso, é uma grande história de sucesso para contar a empresa e seus clientes. O objetivo da inovação não é apenas apresentar boas ideias, mas torná-las realidade e melhorar a sociedade de uma forma ou de outra. A maioria das empresas não reconhece a importância da inovação até que se torne óbvio que algo precisa ser melhorado em sua empresa ou que os produtos precisam de algum trabalho. Mas, pensando bem, as empresas inovadoras estão sempre se esforçando para encontrar maneiras melhores de fazer as coisas em todos os aspectos de seu trabalho.

Algumas etapas para implementar a inovação no local de trabalho

  1. Contrate pessoas que você possa inspirar: os pensadores criativos podem ser ativos valiosos para qualquer equipe, especialmente em campos que precisam de muitas ideias novas e novas perspectivas, como negócios e tecnologia.
  2. Mas nem todo mundo é criativo ou sabe como ter boas ideias, então certifique-se de contratar pessoas que tenham essa habilidade. Também ajuda se eles tiverem senso de humor, porque fazer um trabalho empolgante e divertido torna mais provável que os colaboradores tenham ideias melhores.
  3. Use os talentos dos seus colaboradores: O que sua equipe gosta de fazer fora do trabalho? O que eles gostam de discutir em jantares ou bebidas? Em seu livro Big Magic, o autor Elizabeth Gilbert diz por exemplo, que sua maior inspiração vem das viagens.

Desenvolva novas ideias para sua empresa ou produtos

Para desenvolver novas ideias para sua empresa ou produtos, você deve entrar em contato e se relacionar com outros pensadores inovadores em sua indústria. Ao entrar em contato e conversar com outras pessoas, você pode descobrir uma necessidade que não está sendo atendida – ou poderia ser mais bem atendida – por quaisquer produtos ou serviços atuais. Esses insights podem levar você a um caminho para o desenvolvimento de um produto ou serviço inovador. Além disso, ao trabalhar em rede com inovadores em seu setor, você terá acesso a ideias inovadoras de dentro e de fora de sua empresa. Ter a mente aberta sobre o que os outros dizem a você também pode ajudar a inspirar ideias inovadoras para melhorar ou alterar os produtos e serviços atuais.

Inove em diferentes campos

A inovação não se trata apenas de empresas ou fábricas de tecnologia. Faz parte do dia a dia dos negócios e deve ser uma prioridade para todos os negócios, mesmo aqueles que tradicionalmente não se consideram inovadores. Por exemplo, as organizações de saúde são conhecidas por serem algumas das indústrias de movimento mais lento e mais tradicionais. Mas pense nisso: inovações em saúde não são importantes apenas porque afetam nossa saúde, mas também porque todos nós usamos seus serviços de vez em quando (pelo menos até que a tecnologia nos permita viver para sempre!). Portanto, se você espera que sua empresa seja líder no que diz respeito à inovação, pergunte-se como você pode inovar em diferentes campos.

Aprenda como as startups estão inovando com fundos mínimos

As startups têm uma grande vantagem: podem inovar com mais rapidez e menos recursos do que as grandes empresas. Veja o Uber, por exemplo, que possibilitou que os motoristas se tornassem empresários, ao mesmo tempo que permite que os motoristas se locomovam pela cidade a preços acessíveis. A empresa realizou tudo isso em apenas alguns anos – com muito pouco capital. Aprenda com as inovações da Uber para criar a cultura da sua empresa com foco em novas ideias e crescimento. Se você está procurando inspiração sobre como usar menos recursos para criar mais valor, estude como startups que você admira se tornaram negócios de bilhões de dólares com uma equipe de no máximo cinco colaboradores em tempo integral e muito pouco capital.

Sempre, sempre continue aprendendo e descobrindo coisas novas

Você nunca sabe quando vai encontrar uma nova ferramenta, método ou maneira de pensar que pode tornar seu trabalho mais fácil ou levar você em uma nova direção. Reserve um tempo todos os dias (ou todas as semanas, dependendo do quanto você está fazendo) para aprender algo que pode ajudar a fazer seu trabalho melhor e com mais eficiência. Isso também manterá sua mente afiada, o que o ajudará no trabalho e tornará mais fácil para você resolver problemas e criar soluções à medida que surgirem. Encontre novas maneiras de inovar em seu setor: uma das melhores coisas sobre a criatividade é que não existe uma maneira certa de fazer nada.