Teste A/B (teste de divisão)

Testar duas versões de qualquer coisa, geralmente conhecido como teste A/B ou teste de divisão, é uma técnica para determinar qual versão de algo ajudará uma pessoa ou organização a atingir um objetivo de negócios com mais sucesso. Testar duas versões de uma página da web ou componente da página é uma prática padrão no desenvolvimento da web porque garante que as alterações em uma página da web ou componente da página sejam orientadas por fatos, e não pela opinião humana.

Os testes A/B são feitos no escuro, com os participantes completamente ignorantes de que estão participando de um estudo. Para fins de um teste A/B típico em um site, a versão A é usada como controle, enquanto a versão B é usada como variação.

Metade de todos os visitantes da página da Web são servidos com a versão A da página da Web, que não contém alterações, e metade são alimentados com a versão B da página da Web, que tem uma modificação que se destina a melhorar uma determinada estatística, como a taxa de cliques, conversão, engajamento ou tempo gasto na página.

Depois de coletar e analisar o comportamento do usuário final ao longo do período de teste, é possível estabelecer se o controle ou a variação tiveram um desempenho melhor em termos do objetivo pretendido.

Netflix, um serviço de streaming online popular, é conhecido por seu uso extensivo de técnicas de teste A/B.

O teste de divisão A/B é usado pela empresa em uma variedade de aplicações, incluindo o ajuste fino de seus algoritmos de streaming e rede de distribuição de conteúdo e a determinação de quais imagens devem ser vinculadas a um determinado título.

Conforme relatado pela Netflix, escolher a imagem correta para um determinado título pode resultar em um aumento de 20% a 30% no tempo total de exibição.