Governança e Ética no Marketing Digital: A Importância da Soberania e Ética de Dados

Na era digital em que os consumidores se tornaram reis, as marcas precisam adotar uma estratégia de marketing agressiva para se conectar com seus clientes e impulsionar as vendas, porém há que se ter a governança em foco. Essas estratégias de marketing incluem o uso de novas ferramentas e técnicas de marketing digital, compartilhamento de produtos ou serviços nas redes sociais, criação de micro sites etc. No entanto, com todas essas ações vem uma ressalva.

Para ter sucesso no cenário de marketing atual e atender às demandas dos consumidores por transparência e autenticidade, as marcas precisam ser mais cautelosas com suas práticas de marketing digital. Ética e compliance são dois pilares importantes das melhores práticas para qualquer empresa que busca o sucesso no mundo digital.

Continue lendo para saber mais sobre governança e ética no Marketing Digital, a importância da Soberania de Dados, as implicações do GDPR para as práticas de privacidade de dados da sua empresa, o papel da IA ​​e do Machine Learning nas estratégias de conformidade de privacidade de dados, bem como algumas práticas recomendadas que ajudarão você permanece em conformidade enquanto otimiza o desempenho da sua marca.

O que é Soberania de Dados?

A Soberania de Dados é um conceito que afirma que as empresas são responsáveis ​​por proteger os dados de seus clientes e gerenciá-los de acordo com as regras e regulamentos do país em que os dados estão localizados.

Portanto, as empresas devem estabelecer diretrizes rígidas para garantir que todos os dados sejam coletados, armazenados e transferidos de acordo com essas regras.

Por que o compliance é tão importante no marketing digital?

Por exemplo, embora o e-mail marketing seja uma das melhores estratégias de marketing digital, alguns países, como os EUA, têm regras e regulamentos rígidos que regem como as empresas podem se comunicar com seus clientes por e-mail.

É por isso que é tão crucial que os profissionais de marketing estejam em conformidade, para que possam criar confiança e engajar seus clientes sem correr o risco de penalidades, como multas, ações judiciais ou danos à reputação que podem ocorrer se suas práticas de marketing não cumprirem as regras. E ele vale para outras ferramentas e estratégias de marketing digital.

GDPR e suas implicações para as práticas de privacidade de dados da sua empresa

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) é uma nova lei de privacidade de dados que será aplicada a partir de 25 de maio de 2019.

Esta lei foi concebida para proteger os cidadãos da UE, dando-lhes mais controlo sobre os seus dados pessoais e exigindo que as empresas sejam mais transparentes na forma como tratam e protegem os dados dos clientes. Como profissional de marketing, você deve estar ciente dos requisitos do GDPR e garantir que sua estratégia de marketing digital esteja em conformidade.

Você também deve certificar-se de que os dados de seus clientes estejam seguros e protegidos, e que apenas os funcionários com um motivo legítimo para acessar os dados do cliente tenham acesso a eles.

Essa estratégia não apenas permitirá que você cumpra o GDPR, mas também mostrará aos clientes que você leva seus dados a sério e que está comprometido em protegê-los.

O papel da IA ​​e do aprendizado de máquina nas estratégias de conformidade de privacidade de dados

As estratégias de marketing digital continuarão a evoluir junto com a tecnologia e as expectativas dos clientes.

Novas ferramentas e técnicas estão sendo introduzidas constantemente, mas, como profissionais de marketing, devemos permanecer diligentes e garantir a conformidade o tempo todo. Uma maneira de fazer isso é usar IA e aprendizado de máquina para monitorar o desempenho da sua marca, identificar possíveis riscos e problemas e ajudá-lo a cumprir os requisitos de privacidade de dados.

Você pode usar IA (inteligência Artificial) ou ML (Machine Learning ou Aprendizagem de Máquina) para monitorar suas campanhas de e-mail e garantir que seus e-mails não estejam indo para pastas de spam. Você também pode usá-lo para monitorar seu site e garantir que não esteja violando a privacidade de seus clientes ou coletando mais informações do que você precisa para fornecer seu serviço ou produto.

Melhores práticas para manter a conformidade enquanto otimiza o desempenho da sua marca

Com todas as considerações de privacidade de dados e GDPR que acompanham o marketing digital, pode parecer uma tarefa difícil manter a conformidade e melhorar o desempenho da sua empresa. Mas com o parceiro de marketing digital certo ao seu lado, você pode superar esses desafios e ter sucesso na era digital.

Para garantir que você está seguindo as práticas recomendadas e permanecendo em conformidade, certifique-se de:

  • Ter uma forte estratégia e processo de segurança de dados: Uma estratégia de segurança de dados eficaz ajudará você a proteger os dados de seus clientes e garantir que eles não caiam em mãos erradas.
  • Desenvolver um processo de conformidade e governança de dados: Esse processo permitirá que você identifique quando precisa pular etapas adicionais para cumprir as regras de privacidade de dados.
  • Use a tecnologia para automatizar e agilizar seus processos de conformidade e governança: A tecnologia tem a capacidade de facilitar muitas tarefas, por isso é importante garantir que ela esteja ajudando você a permanecer em conformidade e não piorando a situação.
  • Mantenha um forte relacionamento com seu parceiro de privacidade e conformidade de dados: A única maneira de realmente ter sucesso na era digital é manter um relacionamento forte com seu parceiro de privacidade e conformidade de dados.

Sobre a Direção e Sentido

A Direção e Sentido é uma empresa de consultoria de análise e otimização de dados. Somos especializados em resolver os problemas de dados mais desafiadores em todas as indústrias. Fornecemos a nossos clientes a mais avançada, precisa e acionável ciência de dados disponível. Nossa equipe de colaboradores são especialistas em suas áreas e podem ajudar a transformar seus dados em vantagem competitiva, de verdade.