Os 5 passos da jornada do consumidor que você precisa conhecer

Você já ouviu falar do termo “Jornada do consumidor”? Já se perguntou sobre os 5 passos que os consumidores tomam antes de encontrar, ligar, visitar, agendar uma consulta ou fazer uma compra com sua empresa ao invés da concorrência?

Hoje, falaremos sobre a jornada de compra do consumidor e como manteremos seus negócios na frente dos consumidores em cada etapa do processo de compra com estratégias de marketing digital.

É preciso saber que é assim que funciona a jornada de compra.

A jornada do consumidor é como o nome sugere, é um processo. Um estudo recente descobriu que há cinco atividades principais que os consumidores concluem antes de fazer uma compra:

  1. Usando um mecanismo de pesquisa
  2. Usando mapas digitais
  3. Visitando o site de uma empresa
  4. Visitar sites de outras empresas
  5. Visitando uma loja ou local

Embora possam concluir essas etapas em uma ordem diferente ou concluir uma ou duas etapas várias vezes antes de fazer uma escolha, essas são as etapas que os consumidores tomam para tomar uma decisão de compra.

Etapas 1 e 2: usando um mecanismo de pesquisa e mapas digitais

Veja como isso pode gerar resultados. Nessa etapa o consumidor percebe que precisa de um produto ou serviço. Ele reconhece um problema ou necessidade que precisa ser resolvido. Nesse caso, digamos que estão procurando uma concessionária de carros.

Assim, o consumidor pega ou o telefone ou pesquisa no Google. Eles encontram alguns negociantes de carros locais diferentes para escolher. É quando eles vêem como o seu concessionário se compara aos outros e aqui sua empresa pode estar em vantagem, ou não.

Etapas 3 e 4: visitando o site e os sites de outras empresas

Eles buscarão informações, analisarão sua listagem, visitarão seu website, suas redes sociais e pesquisarão detalhadamente sua empresa antes de escolher você ou fazer mais pesquisas.

O consumidor pode, então, fazer mais algumas pesquisas e verificar as outras empresas que apareceram na pesquisa, analisando seus sites, avaliações , fotos, vídeos, páginas de mídia social e qualquer outra informação que possam encontrar sobre essas empresas on-line. A bem da verdade é marketing de conteúdo que fará a diferença aqui.

Etapa 5: visitando um local de negócios

Quando chegar a hora de fazer uma escolha, ele normalmente escolherá a empresa com as resenhas mais positivas e um website agradável e otimizado para celular. Como você pode ver na lista de etapas acima, a etapa final normalmente está visitando um localização da empresa. Essa é bastante simples.

Mas, lembre-se, eles não vão visitá-lo se não conseguirem encontrá-lo on-line.

Como a jornada de compra é tão complicada, é importante manter sua empresa na frente do consumidor durante todo o processo. É aí que entramos.

Como colocamos você na frente dos consumidores durante a jornada de compra

Se você é um cliente Direção e Sentido, garantimos que sua empresa apareça nas pesquisas criando, reivindicando e otimizando constantemente as informações da sua empresa nas pesquisas. Dessa forma, você está bem na frente do consumidor quando conclui a primeira pesquisa.

Também garantimos que o seu site seja local e compatível com dispositivos móveis, para que fique bem em todos os dispositivos e forneça aos consumidores todas as informações necessárias para escolher o seu negócio. Nós fazemos a primeira contagem de impressões.

E o nosso plano de marketing de resenhas, ajuda você a obter avaliações mais positivas nos sites de resenhas mais populares. Nosso objetivo é fazer de você a melhor e mais atraente opção para os consumidores locais. Uma vez que 97% das pessoas leem avaliações on-line, essa etapa é extremamente importante.

E quanto ao estágio em que o consumidor está pesquisando outras empresas? Bem, se você tiver um plano de publicidade paga conosco, usaremos anúncios de retargeting para manter sua empresa atualizada na mente do consumidor. Seus anúncios de redirecionamento podem aparecer nas mídias sociais, nos resultados de pesquisa do Google e até mesmo em outros websites para manter o consumidor voltando para você.

E, finalmente, nosso plano de mídia social vem com a otimização de perfil para que suas páginas sociais tenham boa aparência e contenham informações comerciais corretas e completas. Também publicamos regularmente textos e gráficos personalizados no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Se você é um cliente Direção e Sentido e deseja mais informações sobre a jornada de compra, entre em contato com seu estrategista. Se não, dê uma olhada nos nossos planos em nosso site para ver o que podemos fazer por você.