4 dicas de marketing digital das grandes marcas que você deve aprender

Administrar uma pequena empresa não é fácil. Você tem muito a fazer. Mas você ainda precisa de uma estratégia de marketing digital para sobreviver hoje.

Então, como você pode comercializar seus negócios locais e permanecer competitivo no mundo digital de hoje?

Achamos que todos poderiam pegar algumas dicas de grandes marcas e colocá-las em prática. Mesmo que você tenha um orçamento de marketing restrito empresas, é possível aprender algumas táticas de marketing digital com as maiores marcas, incluindo a consistência da marca, o marketing de conteúdo, a otimização para dispositivos móveis e a contratação de uma agência de marketing.

Aprenda os segredos da consistência da marca da Starbucks

A consistência da marca é importante. Pense nisso. Já andou em um Starbucks você nunca esteve, mas parece e cheira exatamente como sua cidade natal Starbucks? Não é por acaso.

A Starbucks sabe da importância da consistência da marca.

Baristas não estão autorizados a usar perfume ou colônia  para que todos os Starbucks que você anda cheira exatamente o mesmo.

E, mesmo que não pareça exatamente igual à sua Starbucks local, a vitrine e o logotipo tornam isso imediatamente reconhecível como uma cafeteria Starbucks.

Talvez sua pequena empresa não tenha milhares de lojas em todo o mundo (que você pode preencher com o delicioso aroma dos grãos de café), mas aqui estão algumas maneiras de garantir a consistência da marca para o seu negócio local:

  1. Mantenha cores e logotipo consistentes em todas as plataformas digitais (e off-line também, enquanto você está nisso). Isso inclui seu site, diretórios on-line, cartazes, adesivos, panfletos, menus, folhetos, camisetas, etc.
  2. Certifique-se de que a voz da sua marca seja consistente nas plataformas de mídia social e nas postagens do blog. Certifique-se de manter o tom semelhante em todo o seu blog, contas de mídia social e em qualquer outro lugar em que você possa interagir com os clientes.
  3. Torne os funcionários conscientes dos padrões da sua marca . Se você é o único que adere às regras de branding, sua marca será uma bagunça. A melhor maneira de garantir que os consumidores reconheçam sua marca é colocar todos na mesma página quando se trata de branding.

Receba dicas de marketing de conteúdo da Red Bull

Você sabe o que as grandes marcas fazem bem? Marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é algo que você pode fazer, mesmo se estiver com um orçamento apertado, mas o que, exatamente, é?

Marketing de conteúdo não é apenas blogar; envolve o uso de várias formas de conteúdo (vídeo, podcasts, infográficos etc.) para persuadir os consumidores de que precisam de seu produto ou serviço.

Procurando replicar a estratégia de conteúdo de uma grande marca? Você pode pegar algumas dicas da Red Bull.

A Red Bull TV é imensamente popular. Quando a empresa patrocinou a queda livre de Félix Baumgartner de 128 mil pés , foi uma sensação instantânea. No momento de escrever este post, o vídeo foi visto mais de 44 milhões de vezes no YouTube.

E agora, a Red Bull ganha três vezes mais receita que a Monster. Parece que a empresa está fazendo algo certo.

Mas o marketing de conteúdo não é apenas para as maiores marcas.

E você nem precisa enviar seus funcionários para fazer um grande impacto com suas campanhas de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo e o marketing de busca local podem trabalhar juntos para colocar sua empresa no mapa. O marketing de conteúdo também pode ser uma maneira de demonstrar sua experiência ou mostrar aos clientes como usar seu produto (pense em tutoriais em vídeo ou em um post de blog com instruções). 

Vá para o celular como o Taco Bell

A otimização para dispositivos móveis não é opcional. Se você ainda não o fez, é hora de começar a otimizar para celular .

Grandes marcas entendem a importância da otimização para dispositivos móveis. Pense no número de marcas que têm seu próprio aplicativo.

A Taco Bell lançou seu aplicativo em 2014 e permite que os clientes façam pedidos e os coloquem na loja. No entanto, a cadeia de fast-food foi um pouco mais longe com o marketing móvel, usando a segmentação de anúncios para dispositivos móveis para impulsionar as vendas de café da manhã.

A Taco Bell segmenta clientes (em seus smartphones) com anúncios de café da manhã quando os clientes abrem os aplicativos que usam logo de manhã. Isso dá à cadeia de fast food a melhor chance de exibir anúncios de café da manhã aos clientes no início da manhã antes de eles comerem.

Você não precisa do seu próprio aplicativo para ser móvel, no entanto. Existem outras táticas de otimização para dispositivos móveis que você pode colocar em prática. Aqui estão algumas coisas rápidas que você pode fazer para otimizar seu website para celular:

  • Crie páginas de destino otimizadas para dispositivos móveis para anúncios
  • Adicione espaço suficiente entre os links e os botões que os usuários não clicam acidentalmente na coisa errada
  • Teste seu site quanto à velocidade de carregamento com a ferramenta de testes de website do Google
  • Teste o desempenho e a aparência do seu site em vários dispositivos móveis e tamanhos de tela, e certifique-se de que o texto e as imagens sejam grandes o suficiente e que seu site seja carregado rapidamente

Bônus : Um estudo recente descobriu que 68% dos e-mails foram abertos em dispositivos móveis, portanto, verifique se todos os e-mails enviados (mesmo que sejam apenas uma confirmação ou um e-mail de agradecimento) ficarão bem em dispositivos móveis.

Seja esperto como a Cisco e contrate alguém para lidar com seu marketing digital para você

Você não pode fazer tudo sozinho. Você tem um negócio para ser executado e isso não é fácil.

Quão complicado é o marketing de busca local ?

Veja o que o Google procura em empresas locais ao determinar se sua empresa deve ou não aparecer em uma pesquisa local:

  • Relevância
  • Proeminência
  • Proximidade

Mas esses não são os únicos fatores que os mecanismos de pesquisa levam em consideração ao classificar seus negócios em pesquisas locais.

E otimizar apenas esses três pode contribuir para uma estratégia de marketing de busca local complicada . Até mesmo as grandes marcas contratam alguém para fazer isso por elas, quer isso signifique trazer uma pessoa (ou toda a agência) internamente ou terceirizar seu marketing digital.

A Cisco sabe da importância de contratar alguém para fazer seu marketing. Recentemente, a empresa contratou mais de 200 profissionais de marketing de conteúdo para se juntar ao departamento de marketing.

Embora provavelmente não seja viável para sua empresa contratar 200 pessoas apenas para trabalhar em marketing de conteúdo, ou até contratar um gerente de marketing, você pode encontrar uma agência para ajudá-lo com o marketing digital.